Energia e aquecimento solar - Funcionam juntos?

A Solar Fonte responde:



Essa é uma dúvida muito comum:

É possível ter aquecimento e energia solar juntos?



A nossa resposta para essa pergunta é uma só: Não só pode como deve!

Mas antes de te contar as vantagens, vamos te explicar como funciona cada um desses sistemas.

Energia Solar - Sistema Fotovoltaico

São placas (também chamados de módulos ou painéis solares), instalados no telhado ou, na falta de espaço suficiente para a instalação, pode-se lançar mão de recursos como estruturas metálicas ou de madeira (pergolados) para a instalação - o que acaba ganhando dupla função - geração de energia solar e área de sombra.

Esses painéis são conectados à inversores que transformam a luz do sol em energia para ser consumida pelo imóvel ao longo do dia. O que não é consumido imediatamente é injetado na rede de energia elétrica convencional gerando créditos para serem utilizados durante a noite ou em dias muito nublados. Esse tipo de sistema é o mais implantado em áreas urbanas ou em locais que tenham disponibilidade de distribuição de energia. São chamados de sistemas On- Grid.

Já os istemas Off-Grid, são formados pelos painéis solares, os inversores e, neste caso, são instaladas também baterias de armazenamento de energia gerada. Esse tipo de sistema é menos comum de ser ser visto por aí e são utilizados em locais onde não há um sistema de rede elétrica convencional, como zonas rurais distantes e ilhas isoladas, por exemplo.

Assim, você pode economizar até 98% com energia! Afinal, a combinação de tecnologia, telhado e luz do sol fornecem a quantidade ideal de energia elétrica para você poder usufruir de todo o conforto que sua casa oferece ou que sua empresa precisa. Claro que, desde que seja muito bem dimensionado para atender a cada demanda.

Aqui na Solar Fonte, nossa equipe de engenharia realiza uma profunda pesquisa para analisar com a máxima precisão todo o seu consumo (atual e futuro - no caso de imóveis em construção) e dimensionar a quantidade perfeita para que você realize o sonho de se livrar dos altos custos da conta de luz.

Agora que você já sabe como funciona um sistema fotovoltaico, vamos falar de aquecimento solar.

 

Aquecimento Solar

O sistema de aquecimento de água a partir do sol é composto pelos coletores ou placas solares que captam o calor do sol, aquecendo a água que circula por dentro de tudos e a enviam até um reservatório térmico, chamado de Boiler, que mantém a água aquecida para que você possa usar no banho, nas torneiras da pia do banheiro e até na pia da cozinha. Isso sem falar que é um sistema ideal para aquecer piscinas também.

Instalar um sistema de aquecimento solar faz com que o chuveiro deixe de ser um dos grandes vilões da conta de luz por exemplo. Isso sem falar na delícia que é relaxar na piscina com a água quentinha tantos em dias mais frios ou até a noite! Ah! e para as donas de casa, vai uma dica: a água quente na torneira da pia da cozinha ajuda a eliminar muito mais fácil a gordura acumulada nos pratos e panelas, economizando até na quantidade de detergente usado na lavagem e, é lógico, diminuindo o despejo desse tipo de produto no meio ambiente.

Viu só quanta tecnologia podem (e devem) ser usadas em construções, sejam elas residenciais, comerciais ou rurais para gerar energia e aquecer a água? Vale falar também que tanto o aquecimento quanto a geração de energia são limpas e renováveis. Ou seja, você economiza na conta e ainda contribui para o meio ambiente.

Se você ainda não se convenceu do quanto é vantajoso ter esses dois sistemas em sua casa, empresa ou fazenda, veja abaixo algumas das inúmeras vantagens de instalar os dois!

 

  1. Ter os dois sistemas aumenta ainda mais a economia de energia.
  2. Você pode ter todas as torneiras da casa com água aquecida como as do banheiro e da pia da cozinha, por exemplo.
  3. Pode ter o prazer de tomar aquele banho quentinho sem se preocupar em desligar o chuveiro rápido para economizar energia.
  4. Os sistemas de aquecimento mais modernos (com tubos à vácuo), aquecem e mantém a água quente por muito mais tempo do que os sistemas convencionais.
  5. Você pode aquecer a sua piscina, independentemente do tamanho e usufruir à noite ou em dias mais frios.
  6. Os motores e toda a iluminação da sua piscina e da sua casa serão alimentados pelo sistema fotovoltaico que está gerando energia o dia todo para seu imóvel, mesmo em dias nublados.
  7. Com um sistema de geração de energia solar (fotovoltaica), todos os eletrodomésticos podem funcionar normalmente, inclusive o ar condicionado, sem a preocupação com a conta de luz.
  8. Pode manter a iluminação externa da casa ligada durante toda a noite, o que traz mais segurança para você e sua família sem sustos na conta.
  9. Você consegue economizar até 98% na conta de luz.
  10. Você estará contribuindo com o meio ambiente e usando a tecnologia disponível para gerar energia limpa.

Essas são apenas algumas das inúmeras vantagens de ter em sua casa energia e aquecimento a partir do sol.

Bom, você deve estar se perguntando o que precisa fazer para ter tudo isso na sua casa. E essa é a resposta mais simples - entre em contato com o nosso time de atendimento pelos telefones:

34 - 3336-2200  Uberaba e região (34) 3225-2400 Uberlândia e região. Ou ainda enviar um e-mail para contato@solarfonte.com.br

Estamos aguardando o seu contato para te ajudar a transformar sua vida para melhor! Com muito mais conforto e economia!

Um grande abraço e até o próximo post.