FAZENDAS SOLARES

A agricultura é uma parte importante da economia e da cultura do Brasil, e parte dela já fornece energia renovável cultivando cana-de-açúcar para produzir etanol. Agora, muitos fazendeiros estão aumentando seus rendimentos ao captar os raios solares que chegam em suas terras para produzir eletricidade. 

Energia solar e agricultura são uma combinação vencedora, já que a radiação solar é uma fonte inesgotável de energia. Toda a energia armazenada nas reservas terrestres de carvão, petróleo e gás natural é igual à energia de apenas 20 dias de Sol, o que proporciona aos agricultores uma fonte de renda a longo prazo. Assim, a energia solar pode ser usada na agricultura de várias maneiras, é mais comumente aplicada para gerar eletricidade e aquecer água, economizando dinheiro, aumentando a autossuficiência e reduzindo a poluição. A energia renovável pode ser usada na fazenda para substituir os combustíveis fósseis, como o querosene, o diesel e o propano, tradicionalmente utilizados em operações agrícolas para produção de energia, os quais apresentam uma série de desvantagens, como: custo de transporte, volatilidade dos custos de combustível, vazamento, geradores ruidosos, fumaças nocivas e altas necessidades de manutenção. As desvantagens de usar gás propano ou engarrafado para aquecer água para limpeza de canetas ou em aplicações de processamento de culturas, ou para aquecer ar para secagem de culturas, são o custo de combustível e transporte, juntamente com preocupações de segurança. Para muitas necessidades agrícolas, a energia solar fornece uma boa alternativa. Os sistemas solares modernos, bem concebidos, podem fornecer a energia necessária, e ainda proporcionar créditos de energia que podem ser compensados em outras propriedades rurais ou urbanas. Segue abaixo algumas aplicações da energia solar no agronegócio:

 

Secagem Solar

A secagem solar tem sido considerada como uma das áreas mais promissoras para a utilização da energia solar, especialmente no campo da preservação de alimentos. A secagem ao sol aberta é o método mais comum empregado em países tropicais para a secagem de produtos agrícolas, alimentos, etc.

O método é simples, pois não envolve equipamentos dispendiosos. O produto a ser seco é espalhado sob o sol, e a umidade se evapora ao longo do tempo. Os sistemas de secagem solar devem ser devidamente projetados para atender aos requisitos de secagem específicos de cada cultura, pois as condições de secagem serão diferentes para cada produto e, portanto, o secador solar deve ser projetado para sua exigência particular. Um bom projeto pode ajudar na produção de produtos de alta qualidade e trazer bons retornos para os agricultores.

 

Figura 1: Secagem solar de agricultura no Sul da índia. Fonte: Global Opportunity Explorer Agosto 2017

 

Aquecedores Solares de Água

Os produtores agrícolas usam água aquecida para uma variedade de aplicações, incluindo limpeza geral de estruturas, equipamentos, gado, aves, frutas e vegetais e para esterilizar equipamentos. As fazendas leiteiras usam especialmente grandes quantidades de água quente diariamente tanto para as estruturas de limpeza quanto para o equipamento e para o processamento de produtos lácteos.

Os coletores solares para um sistema de aquecimento de água podem ser montados em um telhado, em paredes exteriores ou no chão. A luz solar que passa através do vidro dos coletores aquece a água devido ao calor dos raios solares. O calor aumenta a temperatura do líquido dentro da tubulação de cobre, que leva até a um reservatório térmico, ou boiler. Um sistema de aquecimento solar de água agrícola pode fornecer 80 por cento para todas as necessidades de água quente de uma fazenda, dependendo dos hábitos de consumo de água. 

Sistema de Aquecimento Solar em uma Propriedade Rural

Figura 2: Sistema de Aquecimento Solar em uma propriedade rural. Fonte: Care U Power Solutions, EUA

 

Sistema Fotovoltaico para Geração de Energia Elétrica

A quantidade de energia que provém do Sol e atinge a Terra todos os dias é enorme. Toda a energia armazenada nas reservas terrestres de carvão, petróleo e gás natural é igual à energia de apenas 20 dias de Sol. A energia solar pode ser usada na agricultura de várias maneiras, é mais comumente aplicada para gerar eletricidade e aquecer água, economizando dinheiro, aumentando a autossuficiência e reduzindo a poluição. E, principalmente, reduz as contas de energia elétrica de uma fazenda. Os coletores solares de calor podem ser utilizados em edifícios pecuários e estufas, onde são aplicados, por exemplo, nos processos de fornecimento de água quente para operações de lácteos. A energia fotovoltaica (painéis elétricos solares) pode alimentar operações de fazenda, como bombas de água remotas, luzes e cercas elétricas.

A energia solar geralmente é menos dispendiosa do que a extensão das linhas de energia. Desse modo, a tecnologia oferece aos agricultores a oportunidade de estabilizar seus custos de energia. Algumas estratégias solares envolvem um investimento inicial, mas uma vez que esses custos são recuperados, o combustível é gratuito, a luz solar. Isso permite aos agricultores investir de forma mais eficaz e economizar dinheiro, pois podem evitar as altas despesas das fontes de energia das concessionárias.

Sistema Fotovoltaico em uma propriedade rural no Caribe

Figura 3: Sistema Fotovoltaico implantado em uma fazenda. Fonte: Eniday Energy 

 

INTERESSADO EM INSTALAR SISTEMA DE ENERGIA SOLAR NA SUA PROPRIEDADE AGRÍCOLA?

Comece entrando em contato com a Solar Fonte. Além de criar a melhor solução para o seu agronegócio, a Solar Fonte também auxilia o cliente a encontrar o melhor fundo de investimento para o seu negócio.

 

Referências Bibliográficas

Artigo jornalístico da Union of Concerned Scientists: Renewable Energy and Agriculture: A Natural Fit. Disponível em: < https://www.ucsusa.org/clean_energy/smart-energy-solutions/increase-rene... > Acesso em 22 de fevereiro de 2018

Artigo jornalístico da Revista Setor Energético: Pecuaristas apostam em bombeamento de água usando energia solar, publicado dia 21 de fevereiro de 2018. Disponível em: < http://www.setorenergetico.com.br/energia/pecuaristas-apostam-no-bombeam... > Acesso dia 22 de fevereiro de 2018

Artigo jornalístico do Ministério do Desenvolvimento Agrário: Energia renovável ao alcance dos agricultores familiares. Disponível em: < http://www.mda.gov.br/sitemda/energia-renov%C3%A1vel-ao-alcance-dos-agri... >Acesso dia 22 de fevereiro de 2018