Painéis Solares - Como faço a manutenção?

A manutenção de painéis é mais simples do que se imagina

Uma das dúvidas que vem à cabeça das pessoas quando pensam em adquirir qualquer tipo de equipamento é a parte de manutenção. Com os sistemas fotovoltaicos não seria diferente. Mas fique tranquilo! É muito simples, fácil e mais barato do que você possa pensar.

No post de hoje, vamos falar sobre a manutenção do seu sistema solar e qual é o momento certo de fazer.



Entendendo o sistema



Um sistema de geração de energia solar tem uma vida útil, em média, de 25 anos e por isso demanda pouca manutenção, desde que o sistema seja bem instalado por uma equipe técnica competente.

Mas, de tempos em tempos, é preciso fazer algumas manutenções simples para manter o sistema fotovoltaico em pleno funcionamento e com o melhor desempenho possível.



Manutenção do seu sistema fotovoltaico



Os painéis precisam estar em ordem para gerar energia continuamente, para isso é necessário verificar a limpeza das placas e se há algum tipo de mancha, arranhão ou rachadura que possa comprometer o seu pleno funcionamento.

É uma simples analisada visual no aspecto das placas. Esse tipo de manutenção pode ser feito pelo próprio usuário, mas é claro que é preciso tomar bastante cuidado, pois a maioria dos sistemas são instalados nos telhados o que pode ocasionar sérios acidentes domésticos. Por isso, se você não se sentir capaz de subir e andar com facilidade sobre o telhado, é altamente recomendável chamar uma equipe especializada que vai fazer essa análise do seu sistema utilizando EPIs - equipamentos de segurança.

A limpeza dos painéis é bastante simples. Normalmente feita somente com água, mas caso haja alguma sujeira mais persistente, pode ser usado detergente neutro e uma escova macia. Em hipótese alguma use qualquer outro tipo de produto químico ou abrasivo, a não ser que ele seja recomendado pela empresa que instalou o sistema. Não use também aquelas lavadoras de alta pressão com fortes jatos de água, uma mangueira já resolve a limpeza.

Lembre-se de desligar completamente o sistema antes de realizar a limpeza.

Prefira fazer a lavagem dos painéis em horários com sol mais ameno, como a parte da manhã ou no fim da tarde. Isso evita que ocorra choque térmico nas placas o que pode gerar danos ao funcionamento e até queimar o sistema.

Uma informação muito importante - Jamais pise nas placas! Isso pode danificá-las seriamente.

Caso você constate uma queda na potência ou verifique algo incomum nos painéis, entre em contato com a assistência técnica da empresa que instalou o sistema para fazer a manutenção e corrigir o problema. A equipe irá fazer todos os testes necessários para que seu sistema volte a gerar energia com o desempenho esperado.

Referente aos demais componentes e dispositivos de segurança e proteção do sistema fotovoltaico, é recomendado ao menos uma revisão anual de todos os dispositivos eletrônicos e de proteção, afim de verificar avarias em decorrência de raios, e surtos elétricos provenientes da rede elétrica de distribuição.

Dentre os principais componentes a serem verificados nesta análise, temos:



- Fusíveis de corrente contínua, os quais fazem parte dos dispositivos de proteção entre os painéis fotovoltaicos e o inversor de frequência, cuja finalidade destina-se à proteção contra corrente reversa do inversor para os painéis fotovoltaicos;

- DPS – Dispositivo de proteção contra surtos elétricos entre os painéis fotovoltaicos e inversores, provenientes de descargas atmosféricas, e surtos elétricos da rede de distribuição;

- Chave seccionadora e disjuntores – Responsáveis pela proteção contra sobrecorrente entre painéis e inversores e entre a rede de distribuição e inversores.

- Conectores e cabos, de modo a verificar as conexões entre cada painel, umidade em conectores, isolação de cabos e superaquecimentos.

Outra informação importante – Jamais tente desmontar ou consertar as placas por conta própria, só se você tiver conhecimento técnico para isso.



Fazendo essas manutenções corretamente, o seu sistema fotovoltaico vai gerar energia, economia e muito bem estar para sua casa, negócio ou propriedade rural.

Para saber mais sobre nossos sistemas de geração de energia fotovoltaica, entre em contato conosco 34 - 3336-2200. Faremos um orçamento sem compromisso!



Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas possam usufruir dos sistemas fotovoltaicos da Solar Fonte e dar um salto de qualidade em suas vidas!